A CHINA É O ADULTO NA SALA

 "NÃO PROCURAMOS NEM HEGEMONIA NEM GUERRAS" (XI JINPING).


"A China não deseja a hegemonia e não vai travar uma guerra fria ou quente contra ninguém", disse o presidente chinês Xi Jinping à imprensa após conversações com o presidente norte-americano Joe Biden, em São Francisco, EUA 

"Qualquer que seja a fase de desenvolvimento que possa atingir, a China nunca procurará a hegemonia ou a expansão, e nunca imporá a sua vontade aos outros, a China não procura esferas de influência e não vai travar uma guerra fria ou uma guerra quente com ninguém", disse o líder chinês. 

Os líderes dos dois países encontraram-se pessoalmente pela segunda vez (o primeiro encontro foi em novembro passado na ilha indonésia de Bali). Xi Jinping visita os EUA pela primeira vez em seis anos. Durante a visita, prevê-se sua participação na cimeira da Cooperação Económica Ásia-Pacífico, APEC.


A China está aí há 4 mil anos, viu, praticamente, TODOS os grandes impérios dominarem e decaírem. 

Ela também verá o império americano ruir, e ela sabe disso. 

Por que o império americano tende a ruir? Basicamente, é um adolescente demasiado ambicioso, sujeito a um acúmulo de erros devido a escolhas impulsivas (abrir 3 frentes de guerra, por exemplo), e sem nunca se deter ou refletir sobre si mesmo. 

Por quê a China é perene? Confucionismo, pragmatismo, profunda compreensão da passagem do tempo e da natureza humana explicam uma parte de seu mistério, sem esmorecer ou desistir. Sua tendência é ganhar experiência com suas crises.


Na astrologia sideral, os EUA seria um canceriano, imaginativo, intuitivo e apegado às origens, o ascendente é Leão, ambicioso e hegemônico. Câncer na casa 12 tende a dissipar suas bases originais (conforme a data de independência).

A China seria virginiana, signo de terra, metódico, organizado e habilidoso, o ascendente em capricórnio é ambicioso e trabalhador incansável. Virgem na casa 09 fortalece o confucionismo, a nação se posiciona como central perante as demais (conforme a data de unificação sob Qin Shihuang, na Antiguidade).


Titãs do capitalismo aplaudindo euforicamente Xi Jinping (jantar da APEC ontem à noite em São Francisco, EUA).

A dissonância cognitiva dos americanos que odeiam a China e o PCC é pura comédia.

Quem sentou à mesa de Xi?

20 CEOs – Apple, BlackRock, MasterCard, Qualcomm, Pfizer, FedEx etc.

Qualquer pessoa com o cérebro funcionando sabe que a China é o futuro.


A Rússia, o país mais sancionado do mundo, terminará 2023 com um lucro de 75 bilhões de dólares, segundo a Bloomberg.  

Os EUA, o país mais endividado do mundo, terminarão 2023 com uma perda de 2 trilhões de dólares, segundo o New York Times.


O Ocidente é governado por senhores das finanças e senhores da guerra, elementos SEM ligação empática com a população civil.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Wall Street e a 'revolução' russa

Israel FORJOU o ataque do 07 de outubro

IA determina a destruição em Gaza