A EVOLUÇÃO DA GUERRA

 A EVOLUÇÃO DA GUERRA

A regra fundamental das guerras é simples, ganha o mais capaz de se adaptar às MUDANÇAS. Portanto, o vencedor não é o mais forte, não é o que tem mais tecnologia, não é o mais inteligente, não é o mais rico, mas é aquele que melhor entende as mudanças em curso e melhor se adapta a elas.


 Na Antiguidade

Junte a maior quantidade possível de briguentos, use todo e qualquer tipo de armamento, de estilingue a rochas fumegantes, vai em cima e arrebente tudo, depois queime tudo o que possa virar cinzas.  

Logo, logo, o cavalo se torna o grande veículo do guerreiro. Os mongóis venceram mais, num certo período e área, por serem grandes cavaleiros.

 

As Guerras cavalheirescas francesas

Organize uma longa linha de atiradores de elite, espere o teu oponente ficar na posição de espera a certa distância, 

e FOGO. Espere o inimigo recolher os abatidos. Agora é a tua vez, fique em posição e espere eles atirarem em você, e assim vai. Nunca ficou bem claro quem atiraria primeiro. 

 1ª geração

Já são as guerras modernas, com exércitos enormes, maciços, patriotas, organizados em linhas e colunas. Tipo de guerra imóvel, tentativa de colocar dois corpos no mesmo espaço físico. 

 2ª geração

O nacionalismo prossegue sendo o motor dos recrutamentos. Maior organização, hierarquia e ordem das tropas. A artilharia assume a maior importância. O rádio se torna vital para a logística e comunicação. As trincheiras se tornam uma verdadeira mania (I Guerra Mundial)

 3ª geração 

Enquanto os europeus cavavam trincheiras e viravam tatus na 1ª guerra mundial, na 2ª foi o contrário, a MOBILIDADE é tudo, todo o exército precisa ser flexível e descentralizado. É a apoteose dos tanques, a aviação (poder aéreo) é o pesadelo de Santos Dumont. Muita mobilidade e grande poder de destruição (a 'blitzkrieg'). As demolidoras aprenderam muito com as táticas da 2ª guerra mundial. 

 4ª geração

Teoria do caos, do terror e da guerra psicológica. Ordo ab Chaos. A guerra não pertence mais ao monopólio estatal mas a insurgentes, guerrilhas, milícias, facções, grupos mercenários, terroristas etc, etc. Os conflitos são irregulares e de baixa intensidade. Guerra de guerrilhas. Começou no 11/09.

 5ª geração

Manipulação e Desinformação. 

A finalidade da guerra é diminuir a população mundial. Guerra biológica (covide) e cibernética (hackers). Uso maciço de mídias e redes sociais. A guerra é psicológica, comportamental, de informação, informática, cibernética, de propaganda, híbrida, colorida, cultural, ideológica etc. Uso de alta tecnologia e vigilância para regular todos os aspectos da sociedade. 

Uma característica interessante na evolução da guerra é que o lado supostamente MAIS FRACO é, cada vez mais, o que obtém mais vitórias. 

As armas que fazem diferença nas guerras de 5ª geração são drones de observação e vigilância, de combate, drones-suicidas, mísseis comuns e de cruzeiro, radares e sistemas de jameamento e embaralhamento de sinais, pequenos e ágeis submarinos não-rastreáveis e aparelhados com mísseis, satélites próprios com sistema próprio de GPS, escola de hackers, tropas especiais de selva, mar e ar etc. O Brasil tem de ir por esta direção e produzir AQUI tudo o de que necessita.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Wall Street e a 'revolução' russa

Israel FORJOU o ataque do 07 de outubro

IA determina a destruição em Gaza