PARABÉNS, SÃO PAULO. A Civilização BRASILEIRA

 Putin e Sisi marcam nova fase da usina nuclear egípcia, construída na Rússia

O presidente russo, Vladimir Putin, e o egípcio Abdel Fattah al-Sisi inauguraram na terça-feira a construção de uma nova unidade da usina nuclear de Dabaa, no Egito. A central elétrica será construída pela empresa estatal russa Rosatom, a um custo declarado de 30 bilhões de dólares, consistirá em quatro unidades de energia com uma capacidade combinada de 4,8 gigawatts. Os dois presidentes iniciaram a construção da quarta e última unidade. "A cooperação entre os nossos dois países continua a se desenvolver. O Egito é um amigo próximo e um parceiro estratégico", disse Putin. O Egito, que enfrenta uma procura crescente de energia por parte de uma população de 105 milhões de habitantes, procura posicionar-se como um centro energético regional que exporta electricidade para países vizinhos e diversifica as suas fontes de energia.



À luz do fracasso da contraofensiva ucraniana e o crescimento das capacidades táticas e operacionais russas, podemos apontar como cenários mínimo, intermediário e máximo, respectivamente:

A liberação completa de Kherson, Zaporizhia, Donetsk e Lugansk e o avanço para tomar Kharkov e Odessa, com o resto da Ucrânia sob um novo governo ucraniano neutro;

O avanço até a ocupação de toda a margem leste do Dnepr, com ou sem Kiev, com o resto da Ucrânia como satélite russo;

O avanço até o oeste da Ucrânia, com a anexação da maior parte da Ucrânia, e ou a autorização tática de anexação de territórios ucranianos reivindicados por Polônia, Hungria e Romênia, ou a construção no oeste ucraniano de um Estado-tampão neutro.

A viabilização desses cenários veremos em 2024, com a previsão mais prematura de término do conflito para o 1º semestre de 2025, a depender do resultado das eleições nos EUA.


Donald Trump descreveu os presidente russo e chinês, Vladimir Putin e Xi Jinping, como «pessoas muito inteligentes» que «amam os seus países» e insistiu que é o único candidato presidencial capaz de lhes fazer frente. Em contrapartida, Joe Biden é «grosseiramente incompetente», afirmou.


Segundo o filósofo Alberto Buela, nosso Brasil é uma civilização distinta, calçada em uma catolicidade integral, de um caráter não confessional, ou baseado em uma culpa histórica, ou seja, aceita naturalmente quem é ateu ou de outra religião, tem um sentido hierárquico da vida, apega-se a valores objetivos mas prefere vê e sentir o cosmo e a sociedade como totalidade orgânica, exerce uma segurança em relação a si mesmo mas respeita a diferença, dada a facilidade de integração, absorção e mestiçagem, e tem uma concepção do tempo própria, o tempo visto como um amadurecimento ou "maturação" (uma percepção telúrica de origem indígena que implica tanto uma tendência à ociosidade, como uma predisposição para a ação rápida no momento necessário). Tudo isso nos torna uma civilização própria, em distinção da europeia, da ocidental, e de todas as outras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Wall Street e a 'revolução' russa

Israel FORJOU o ataque do 07 de outubro

IA determina a destruição em Gaza