A UNICA CHANCE DOS EUA SAÍREM DA CRISE QUE ELE MESMO CRIOU É CRIAR A 3ª GUERRA MUNDIAL

 O FED baixou 50 pontos para reviver os mercados conseguiram momentaneamente uma melhora, a economia real permanece a mesma, há uma certa estagflação na China, os chineses também estão injetando enormes quantias de dinheiro, baixando as taxas de juros para reaquecer a economia chinesa, não houve aumento no preço do ouro, no preço das ações, no mercado de títulos. Warren buffet andou vendendo um monte de ações do Bank of America.

Bom , vamos imaginar que acordamos de manhã e vemos a notícia de que Israel e os Estados Unidos atacaram as instalações militares nucleares estratégicas de Irã, daí o Irã atacou imediatamente o centro nuclear de Israel, não é mais uma pequena crise em algum lugar do mundo de que estamos falando, o preço do petróleo vai começar a subir, 130, 160, 300$ por barril. Qual é o que efeito disso na economia mundial? Isso sem falar nas outras coisas que estão acontecendo no Iêmen, na China, África, América Latina, o Sudeste Asiático... 

Agora imagine outro cenário, acordamos de manhã, biden se reuniu com os presidentes do Reino Unido, França e Alemanha para ajudar mais a Ucrânia, decidiram bombardear muito mais, bombardear dentro do território russo, lançar vários mísseis, um deles atingiu um bloco de apartamentos e matou 128 civis. E Putin não pode mais falar sobre esse azar estúpido, não pode mais falar sobre linhas vermelhas, as pessoas não podem mais falar sobre a estratégia da Rússia, as perspectivas da Rússia, a visão da Rússia, ou seja, se houver um ataque desses não há mais linhas vermelhas algumas. A Rússia terá de responder de forma terrível, caso contrário sua credibilidade estará perdida. Então o que aconteceria a seguir, no nosso exercício de cenários? Se um ataque começar, talvez não contra os Estados Unidos, mas contra a Romênia ou a Polônia, de onde os mísseis foram lançados, bom, vamos imaginar, o que acontece? A imaginação é livre, o mais provável é o início da tomada da Europa pela Rússia, conforme a profecia de Baba Vanga, para 2025, que o Brasil prepare suas fronteiras!  

Daí os EUA não pagam sua dívida impagável e transformam 35 trilhões de dólares que devem, em bitcoins ou moeda virtual. Vc, norte-americano, vai ao banco e, bom, o banco está fechado, o bank of America. Suas dívidas, seus empréstimos foram zerados, só que vc não pode sacar mais nada. Isso daí aconteceu no México, 4 anos atrás, o covide derrubou a economia mexicana, não há turismo, quer dizer, não há gente, não há baixa temporada, em Cancun não tem gente, está tudo vazio, uma das maiores redes de restaurantes, a Rosa Negra, de sete restaurantes fecharam três. Quando não há turismo, e o México é um país de turistas, principalmente americanos,  um efeito dominó, os taxistas não ganham, os uberistas não rodam, os entregadores não ganham, como vão pagar suas hipotecas? E a inflação continua, apenas imagine este cenário. Só que isso daí não é do no México, veja São Paulo, é um inferno de postes, tem tanto fio que o técnico leva uma hora pendurado numa escada Magirus para encontrar o fio que arrebentou no vendaval. Daí colocam, somente na av paulista, os fios ficam sob a calçada, bingo! Bingo? Durante a noite, uns malucos vão lá de picareta para arrebentar a calçada e roubar fiação! Isso é surreal. Eis o ambiente perfeito para assustar os turistas. E daí o governador liberal quer expulsar a Enel, é como eu sempre digo, quando tudo for privado, ficaremos privados de tudo. Não é brincadeira, tem uns neoliberais lá da av farinha-lima, braço de wall street aqui (e wall street é, por sua vez,  o braço da city de Londres), quer privatizar a água, e pasmem, tem uns mais trumpistas ou kamalistas por lá, tanto faz, que querem privatizar a LUZ! Ora, pergunta, onde é que não se paga pela luz? Mas eu estou falando da luz do SOL! Bom, primeiro eles vão tapar o sol e daí vão cobrar para destapar, não é assim? Adivinha quem vai pagar os impostos para tapar o sol? O contribuinte! Bom, sr Tarcísio, do jeito que está não vai, faz alguma coisa, reestatiza tudo, que é o que as cidades européias estão fazendo agora, estão reestatizando água, energia, gás etc, primeiro privatizaram, daí ficou privado, vc ficou privado de tudo, agora reestatizam!  

 Veja a questão dos abacates, um história contada pelo Daniel Estulin , antes do covide, 1 kg de abacate no México custava 34 pesos, leva 1 dia inteiro para ganhar 34 pesos. Bom, hoje, 2024, está custando 104 pesos, o peso ficou pesado, hein? É uma inflação de uns 300% e de uma fruta que é a cara do México, avocado, salada de abacate, guacamole!  

Bom, para onde vai o mundo? Ou melhor para onde vai o mundo ocidental? 

Vamos lá,  vários cenários econômicos parecem possíveis, uns cinco cenários: 

- deflação, acho que maioria de nós não sabe direito o que é deflação. O Grande Episódio da Deflação foi lá em 29, nos EUA, se falamos de cenários econômicos podemos começar com a deflação, a deflação é um declínio geral de tudo, declínio de bens, serviços, produção, os preços despencam, é uma decadência geral, e junto com isso aumenta o desemprego, o subemprego, a terceirização, há um baixo desempenho econômico geral, também há uma crise de crédito, os bancos param de emprestar a juros, pois as pessoas não tem mais como pagar. A deflação assusta muito o governo, os banqueiros ficam realmente preocupados. Mas veja, o funcionamento do governo é baseado depende, sobretudo nas democracias ocidentais, estados inchados, o governo funciona através de um aumento contínuo da dívida pública. Para se ter uma ideia, por exemplo, a dívida governamental da Itália, França, Alemanha e Espanha, juntas, passa de 8 trilhões de euros. A dívida do Japão ultrapassa um trilhão de ienes, o que dá uns 12 trilhões de dólares, os Estados Unidos, a dívida do governo é de 35 trilhões de dólares, algo que não dá nem para imaginar, imagine se vc fosse contar esse dinheiro? Precisaria de umas mil vidas no mínimo, é uma grande dívida, há devedores em todos os lugares, em toda parte, são correntistas de milhares de cidades e bancos espalhados pelos EUA todo. E, hoje em dia, há pouca poupança nos EUA, o país mais poderoso do mundo é o que tem a maior concentração de renda do mundo, e a classe média está ficando mais e mais preocupada.  

Veja, não é um país do Terceiro Mundo, são os EUA. Agora, veja o Canadá, é um país rico, tem uma elite lá muito rica, só que as pessoas comuns do Canadá, é incrível, elad as pessoas são mais pobres do que, para vcs terem uma ideia, elas são mais pobres do que um colombiano comum. Um casal canadense postou no twitter, ele voltou agora, aqui no Brasil, o casal, os dois juntos ganhavam uns 1000 dólares canadenses, e eles não conseguiram mais pagar a hipoteca da casa. Se não pagarem, o banco vai tomar, e bem, se tiverem parentes, com um quarto sobrando.... 

Imagine se vc tem um salário médio, isso são  60 ou 70.000 dólares canadenses por ano, pode ser aí uns $ 6000 por mês. Vc paga 1 mil de impostos, a hipoteca são 3 mil, sobrou 2 mil, bom, vc tem um carro lindo, de lixo, pois seu vizinho, o qual está na mesma situação que vc, ele tem um desses, então vai mais 1000 no carro, e você tem $ 1.000 e um carro de luxo no Canadá, o seguro do carro são $ 400 por mês, eu, vc tem filho, vc tem que comer, vc tem de comprar salsinha, óleo, meias, carne, ovos, água quente etc, conclusão, vc é um pobre, vc vive numa  miséria quase que absoluta, vc depende dos outros, a mesma coisa ocorre nos Estados Unidos, quer dizer, os salários são mais altos, mas também os custos, por exemplo, em Nova York, os custos são absurdos, um apartamento de um quarto em Manhattan custa, no mínimo, uns 5 mil dólares, é uma kitinete de 30 m².  No ambiente sob deflação, os preços vão começar a cair, mas as dívidas ficarão mais altas ainda, pois as pessoas ganharão menos, terão mais dificuldades para pagar. Por isso todo governo prefere a inflação, e dividas crescentes, desde que os salários estejam fluindo e não caindo.  

Então é bom sabermos, pelo menos saber o mínimo a respeito deste tema de inflação, hiperinflação, deflação etc, porque, vejam, com a inflação o valor da dívida é reduzido ao longo do tempo, é por isso que o governo e as pessoas ficam felizes, e o sistema eleitoral funciona etc. 

Os políticos preferem uma dívida crescente e daí vem com a história de, “vamos distribuir os lucros, vamos aumentar a pensão, vamos tributar os ricos”.  E todos ficam felizes como se isso pudesse existir para sempre, bom, neste modelo, a inflação está lentamente minando o poder do dólar, o governo se beneficia porque pode pagar seus empréstimos com dólares depreciados, ou seja, o governo pega dólares que retornam para ele na forma de centavos, imprime o que foi embora, então o governo sempre gosta de inflação.  

Já a deflação, ela atrapalha o plano do governo, qualquer espanhol, canadense, americano, então, em vez de reduzir com o tempo, a dívida, com o tempo, a dívida aumenta e se extende, é por isso que as nações que devem muito como os Estados Unidos, o Japão, a Europa,  todos os países da Europa etc, não parecem sair da deflação, os países lutarão com unhas e dentes contra a deflação, geralmente, para combater a deflação, os bancos centrais imprimem enormes quantias de dinheiro, exatamente o que estão fazendo agora. Na Alemanha, lá nos anos 1920, logo após o tratado de Versalhes, vc precisava de 30 kg de papel colorido, um dinheiro que não valia nada, para comprar duas bisnagas de pão. 

Daí, continuando, se os EUA eliminarem uns trilhões de dólares na forma de títulos corporativos, do seu Federal Reserve, bom, eles simplesmente imprimirão outros trilhões para manter ativa a bolha de títulos corporativos. Títulos corporativos são valores emitidos por empresas para captar recursos no mercado financeiro. Os investidores emprestam dinheiro em troca de juros e o montante emprestado, bom ele continua lá, o valor investido não diminui quando vc paga os juros, vc paga do os juros!  

Lembro que existem hoje uns 250 trilhões de dólares de dívida, isso é maior do que toda a economia global, parece um número inventado, mas é um cálculo, veja, a dívida de uma pessoa significa o patrimônio de uma outra, sobretudo dos banqueiros, o sistema funciona na base de créditos e débitos, dívidas e lucros, juros, adimplentes, inadimplentes, um ganha, outro perde, um gasta demais, outro investe e por aí vai. É importante entender que a dívida de uma pessoa é o lucro de outra pessoa, isso não é marxismo, é contabilidade básica, se você pedir dinheiro emprestado ao banco, você tem um passivo e o banco tem um ativo porque o banco está no lucro, graças aos seus lindos juros. O banco adora emprestar porque conta com o pagamento dos juros.

 Em momentos de crise, as pessoas deixam de pagar suas contas, seus empréstimos, acabam inadimplentes o que significa que o banco ou o credor, quer dizer, a poderosa máfia que te emprestou dinheiro, e que é uma detentora de títulos, a máfia dos juros perde dinheiro. Quando o valor total da dívida no mundo é baixo, o problema também é baixo ou menor, mas quando é da ordem de $ 250 trilhões de dívida no mundo, o problema é enorme, imagine, se os povos não conseguem pagar, digamos, 10% dessa dívida, os credores perderão $ 25 trilhões. É um problema grande até mesmo para o poderoso Federal Reserve. 

Qual o risco que isso daí alimenta? O risco dos bancos falirem, o riscos dos fundos de pensão sumirem no espaço sideral. Quem recebe aposentaria tudo bem, é um fundo velho que está lá, sendo depositado todo mês numa conta benefício do vovô. Mas se vc vai ver a tua pensão daqui a alguns anos, se vc ainda não aposentou, bom, repare, eles estão dificultando, aumentando a idade do contribuinte, de 55 para 65 anos, de 65 para 70, de 70 para 75, 80, imagine, vc vai trabalhar de muletas? Alguém merece? Se vc contribuiu por 15 anos, 15 anos de contribuições, isso pode desaparecer para sempre se o sistema bancário falir, entende? Pior é se o sistema bancário ocidental falir no chamado efeito dominó. Teremos de plantar milho, banana, e isso não cresce da noite para o dia, teremos inveja dos cubanos que fazem horta no telhado da casa. O efeito dominó é lindo, as crianças adoram ver o dominó andando, na pilha das pecinhas, enfileirados, mas quando são os bancos, bom, imagine uma desgraça, imaginou? Agora imagine uma desgraça dez vezes pior...., sacou?  

O que vai acontecer então? Bom, os governos, os bancos centrais, os bancos privados, eles farão tudo o que for humanamente possível para evitar a falência, mas o problema pode ser grande demais para toda esta imensa dívida acumulada, a qual vem sendo, digamos, “resolvida”, através da impressão de toneladas de dinheiro. O que mais me assusta aqui no Brasil é que não vejo ninguém, absolutamente ninguém falar em construir infraestrutura, em descentralizar a eletricidade, tipo, cada bairro ou sub-bairro ter sua própria eletricidade, independentemente, não vejo ninguém falar em gerar educacao de alta qualidade, educação para o cara arrumar um emprego melhor, ser um bom empregado, ter uma profissão, mesmo que seja a mais humilde do mundo mas ela é tua, te dá o suficiente para vc tocar seu barco, continuar evoluindo.  

Mas os políticos parecem mais preocupados em xingarem uns aos outros, vivem demonizando uns aos outros. Pior quando se tornam lacradores de rede social, vem o Xandão e lacra o lacrador, daí grupos de lacrados pelo STF querem derrubar o STF, como se o congresso fosse muito melhor do que o judiciário, não é melhor, é até pior; por que o congresso não está falando em refinar petróleo, produzir mais álcool, fazer ferrovia, descentralizar a energia, terão é de reestatizar as privatizações porcaria que fizeram? Agora o Tarcísio quer expulsar a Enel de SP, olha só.... 

 Essa coisa de imprimir alguns trilhões de dólares e depois mais alguns trilhões de dólares e mais alguns, bom, eu entendo que se um país não produz bens, coisas reais, tangíveis, úteis, saudáveis, necessárias etc, este país está debaixo da ponte, mendigando.  

Até quando os bancos centrais vão repor as dívidas impagáveis? Não sabemos, o que parece ser uma tendência do regime neoliberal que tomou conta dos americanos, é que a economia vai diminuir, os salários vão se contrair, o desemprego vai aumentar, sao números não vistos desde a Grande Depressão de 29. 

Se o consumidor não consumir, se o turismo cair, se a infraestrutura for privatizada sem métodos de parceria, bom, muitos países, principalmente a América Latina que vive apenas do turismo, bom, vai ser complicado.  

 Pessoal, isso não é uma Teoria da Conspiração, temos de abrir os olhos, olhar o que está acontecendo. Um ponto que me parece essencial é parar de emular, de idolatrar os EUA, os EUA não são mais modelo para ninguem. Veja, agora só se fala em eleição, mas veja bem, posso estar errado, espero estar errado, mas acho que não estou, se os gringos elegerem o Trump a decadência dos EUA será ainda maior. Vcs estão entendendo? Do meu ponto de vista, o Trump vai acelerar ainda mais decadência dos EUA. Ele acha que está protegendo as empresas americanas, inclusive a petrolífera, ocorre que a dificuldade dessas empresas, na concorrência com a China, é cada vez maior. Daí ele vai proteger essas empresas, entende? Vai intervir, imprimir dólares, fazer protecionismo, forçar os preços do concorrente para cima, sobretudo vai assistir. Assistir, dar assistência, dar subsídios, significa assistencialismo, assistencialismo, assistencialismo, pior, significa desemprego. E por aqui dizem que “trump é de direita”, é uma direita anti-liberal, assistencialista, anti-concorrencial, intervencionista etc, etc, ou seja, uma porção de coisas que eles colaram na esquerda.  

Se percebermos as coisas a nossa volta, em geral percebemos as coisas que estão diante de nós, a nossa mão, debaixo dos nossos olhos, só que perceber aqui se refere a perceber um pouco mais do que isso, quer dizer, ter uma noção das coisas da política, da economia, da cultura, das comunicações, da geografia, história etc.  

Economia não é algo impossível de entender um tiquinho, qualquer assunto, qualquer mesmo, precisamos entender minimamente um tiquinho. Eu acho que no ensino primário deveriam ensinar as crianças a gerir, a administrar o seu dinheirinho, a entender básico do básico do básico sobre educação financeira, eu mesmo nunca tive isso daí. Eu acho que na escola deveriam fazer olaria, tecelagem, noções de metalurgia, noções de pedreiro, marceneiro e serralheiro, saber trocar um sifão, plantar pequenas hortas, tocar um instrumento musical, fazer banda de música, escrever, ler, contar etc. Bom, alguns acham que só o waldorf ou escolas muito caras e especiais poderiam ter essas coisas, eu vão sei.  

O que eu sei é que se você tem uma pequena quantia de dinheiro guardado, vc não vai querer perder. Eu tive uma pessoa que eu conheci, ele tinha uma mala de dinheiro, cheia de dólares, no telhado da casa dele, e, bem, era com laje, então a mala ficava em cima da laje. Este indivíduo esqueceu que tinha está mala, ou foi deixando la. Quando estava no leito de morte ele contou sobre a mala. Pois bem, daí, subiram no telhado, e a mala estava sumida, cheia de mofo, o dinheiro estava todo mofado, estragado mesmo, não se aproveitava mais nada. É uma pena perder tanto dinheiro apenas porque vc não lembrou que o local era humido. Daí, surgiram canais, as pessoas guardam num cofre, ou compram ouro, o ouro é muito perfeito, em condições adequadas ele nunca estraga.  Se você tem algum dinheiro e há uma crise global chegando vc precisará de alguma estratégia. Os Rothschild , eles fizeram sua fortuna após a batalha de Waterloo, na guerra napoleônica, eles lançaram a desinformação de que Napoleão venceu e iria invadir Londres. Daí , os caras começaram a vender tudo , e os Rothschild compraram, fizeram esse favor aos londrinos de comprarem seus bens e papéis a preço de banana. E Napoleão perdeu.... 

Esse tipo de estratégia é para gente muito perversa e muito esperta, é a esperteza do cramunhão, do coisa-ruim, do come-quieto, do “me engana que eu gosto”. A nossa estrategia é muito mais simples, consiste em viver nos limites do bolso e eviatr como o diabo da cruz fazer mais qualquer emprestimo bancario, ao contrario, é preciso liquidar o quanto antes melhor essas dívidas.   

O famoso economista Milton Freedman, ele disse que a inflação é sempre a mesma em todos os lugares, é um fenômeno monetário, ou seja, quando os bancos centrais imprimem dinheiro, eles criam inflação, e tudo fica mais caro 

Atualmente os investidores estão dispostos a pagar mais para obter a mesma quantidade de lucro. Imagine, se os grandes investidores não se importam de lucrar menos e gastar mais, tem algo que vai mal no reino da dinamarca, investidor jamais sequer concebe a ideia de lucrar menos, isso daí parece ser a como a cobra que come o próprio rabo, é chamado de canibalismo no mundo natural, no mundo da economia é chamado de inflação mesmo,  

Os preços dos ativos sobem porque jogaram muito dinheiro no sistema, sobretudo por causa do covide os governos imprimindo dinheiro como nunca na história, países como a Argentina, por exemplo, país com histórico de inadimplência, emitiram um título para pagar em cem anos, vcs estão entendendo, para pagar em cem anos. Lá na crise imobiliária de 2008, os bancos ofereceram hipotecas sem entrada para moradores de rua e desempregados, e não havia muitos moradores de rua e desempregados nos eua, só que hoje existem 50 milhõesa de pessoas que não tem onde morar nos eua, só posso concluir que pegar dinheiro lá em 2008 foi uma tremenda de uma roubada. Parece que o ocidente está se tornando mestre em cometer sempre os mesmos erros e como se não houvesse amanhã, veja, em quase todas as recessões, o banco central cortam os juros, imprimem dinheiro loucamente e não deixam os ativos virarem passivos. É um copia e cola, sempre fazem isso, depois de 2008, o que eles fizeram?  

Os bancos centrais imprimiram trilhões de dólares e os preços dos alimentos, os preços dos combustíveis, começaram a subir. Quer dizer, a história está do lado da inflação, a inflação é uma amiga da história. O historiador Will Durant que, na historia do capitalismo, a inflação sempre corrói o poder de compra de uma moeda, principalmente quando as impressoras funcionam 24 horas por dia. E agora veja o engraçado da coisa, o ocidente acha que pode repetir para sempre suas palhaçadas, o premio nobel de economia foi dado a 3 economistas que defendem o capitalismo e as bobjadas copia e cola de sempre. O Comitê Nobel elogiou o trio por que o trio explicou que “sociedades com um Estado de direito precário e instituições que exploram a população não geram crescimento ou mudanças para melhor”. Katso, se ganharam o premio nobel então por que raios, alguém pode me explicar, o estado de direito segue precario, a tal “ordem internacional baseada em regras” e as instituições seguem explorando as populações? Vamos dar o premio nobel aos caras e seguir fazendo as mesmas coisas, bingo! 
  

Do ponto de vista geopolitico e geoeconomico, e o video de hoje foi mais de economia, mas veja, se Israel atacar o Irã, essa é a política, mas isso não afeta o preço do petróleo? Claro que afeta. Pior do que a deflação, que tentamos explicar aqui, é a estagflação, é inflação misturada com estagnação, é como se vc estivesse num pântano sem uma corda amarrada numa arvore, vc sabe o que fazer se vc estiver numa areia movediça? Vc não deve em hipotese alguma se mexer estando de pé, primeiro vc precisa deitar, ou seja, abaixar para tras, e daí vai lentamente tentando deitar na areia movediça, ou seja, vc precisa levar suas pernas para a superfificie, e daí vc vai começar a se arrastar até o teu braço alcançar alguma terra firme. Bom na estagflação é mais ou menos assim, é um dos piores cenários imagináveis, pior do que o ruim. Se essa praga dos sionistas se espalhar para o irã, e começar a guerra irã-israel, vai haver estagflação, a economia pode ficar estagnada por muito tempo, esqueça turismo, esqueça conhecer o muro das lamentações, não vai nem mesmo ter um jeito de se lamentar lá. Israel vai se desfazer, as empresas médias e pequenas entrarão em pane, haverá uma crise política e principalmente social pois as pessoas vão se levantar e dizer, ei, prefeito, vou tocar a campainha da tua casa, ou vou ficar lá na porta de 5 metros de altura do safra, acampado, tocando a campainha porque estou com fome, e daí vai começar a pancadaria geral, e a extremo-direita vai mostrar porque é que ela não para de crescer. Se uns tantos porcento da população estiver com fome, familias com filhos, imagine a desgraça, não, não sou arauto da desgraça, estamos aqui apenas analisando um cenário se os zions escalarem a guerra e faltar petroleo. A unica maneira de impedir grandes convulsões sociais, gente metendo fogo no metro, na casa do governador, na mansão do elon musk etc, é baixando o sarrafo nos infelizes. Foi um pouco o que houve na venezuela, causado em boa parte pelas politicas americanas de sanções e de estragar o preço do petroleo por lá.  E a Venezuela, quando estava na rua da armagura fez o que? Investiu em narcotrafico, em produzir e vender drogas, pois as drogas são o lubrificante da economia mundial, o sistema financeirista em curso depende muito da grande lavagem de dinheiro que vem da venda de drogas.  

Os eua parece que estão entrando numa espiral de estagflação, já são várias dezenas de milhões de necessitados nos Estados Unidos, veja, é uma superpotencia, o país que mais tem bilionário no mundo. Pode fazer uma conta por aí, cada vez que aparece mias um bilionário na lista da forbes, pode por maisuns 500 mil que passam para a classe baixa, é batata. Isso não é marxismo, é a simples realidade, os numeros dizem isso daí. Na China é diferente, todo bilionário tem de pensar no país como um todo e seguir investindo na melhoria de vida da vasta população, quer dizer, existe um governo uma diretriz, um objetivo de larga escala. Aqui não, o bilionário vai fazer um bunker, vai frequentar alguma ilha de festas xiques, vai levar seu dinheiro para um paraiso fiscal para se ver livre de impostos, ou vai criar uma fundação, vai abrir umas ongs da ararinha azul e da arte plumária na ilha de marajó, isso para se apossar de algumas terras ricas de minerio e por aí vai. Os Estados Unidos já estão trilhando uma crise crise sistêmica, está havendo redução de serviços. Veja essa historia de um casal, um americano e sua esposa japonesa. Eles moravam no japão e foram passear nos eua, bom eles contam lá na rede social, o elevador não funcionava, falatav energia eletrica, a noite cortavam a agua, bairros que antes eram bons agora parecem meio perigosos, vcs estão entendendo, e são os estados unidos da america, não é o zimbabwe, a bolivia, cuba, não, nesses países mais pobres as pessoas estão acostumadas com outro tipo de vida e de realidade, não tem como piorar, mas os eua tem como piorar e muito. Essa situação de ir ficando pior aconteceu na URSS nos anos 80. Então sabe como os eua raciocinam? Eles raciocinam assim, “olha, nós só precisamos de uma grande guerra para acertar tudo, não de uma pequena guerra entre Israel e Palestina, uma grande guerra para azeitar a nossa poderosa industria armamentista, a maior do mundo, a que nos dá mais lucros e alegrias, a nossa grande industria farmaceutica etc, etc.  

E para terminar nossa análise veja, o Warren Buffet, o maior investidor privado do mundo, está vendendo todos os seus ativos, uns 300 bilhões de dólares. O homem tem 94 anos de idade e nunca fez um negocio errado na vida, é um rei midas, tudo o que ele toca vira ouro, e daí este cara está vendendo todas as suas próprias ações. É para se pensar.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IA determina a destruição em Gaza

Wall Street e a 'revolução' russa

Covideiros de plantão