Islã?

 Raros são os que tem uma ideia mínima do que chamam de "islamismo". 


Os "islâmicos" se dividem em uma miríade de correntes e escolas, muito diferentes entre si, primeiramente, a divisão fundamental são os sunitas e os xiitas, uma ruptura profunda (assim como evangélicos e católicos). Fora dessas duas correntes, existem os ibadistas (descendentes dos carijitas), divididos em wahbis, nukkaris e azzabas.


Os numerosos SUNITAS dividem-se entre escolas de jurisprudência e escolas de teologia. Nas escolas de jurisprudência temos hanafis, malikis, shafiis, hanbalis e zahiris. Nas de teologia, temos atharis, asharis e maturidis. 


Salafistas é uma corrente revolucionária, que rejeita as escolas tradicionais (muitos associam os salafistas a uma variação dos hanbalis). Os wahhabis tem sua origem nos salafistas, hanafis, por sua vez, são, principalmente barelvis e deobandis.


Os XIITAS distinguem-se hoje entre duodecimanos, ismaelitas e zaiditas. Os duodecimanos e ismaelitas são, em geral, jafaris, no que concerne à jurisprudência. A maioria dos jafaris são usulis, a minoria é akhbari. Entre os duodecimanos há shaykhis e alauítas (o status desses entre os duodecimanos é controverso). Os ismaelitas são, em sua maioria, nizaris, e uma minoria de tayybis (única escola remanescente dos mustalis). Os drusos são considerados, em geral, como derivados dos ismaelitas (é uma classificação controversa).


E há o SUFISMO (misticismo islâmico), e suas muitas ordens, como os azemias, bektashis, mevlevis, naqshbandis, nimatullahis, noorbakshias, qadiris, senussis e várias outras.


Existem também seitas exóticas, como os gulenistas, grupos derivados desses acima, sociedades secretas etc.


Então, pense se vc sabe minimamente o que é "o Islã", ou que é um "muçulmano".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Wall Street e a 'revolução' russa

Israel FORJOU o ataque do 07 de outubro

IA determina a destruição em Gaza