EU QUERO TEU PETRÓLEO

1) empresas começam a demitir lacradores

2) fezes no Rio sena, problemas de doenças em esportes náuticos no Rio sena. equipe belga de triatlo bactéria E. coli. Claire Michel disputou prova feminina na última quarta-feira (31), e está doente há quatro dias. Comitê belga informou que ela foi contaminada por bactéria E. coli, encontrada nas fezes, parece que há outros casos. Uma atleta, nadadora, comentou que vou coisas boiando ma água que, segundo disse, jamais deveriam estar ali, no meio de uma "prova" olímpica. Farinazzo, uma das fontes aqui do nosso canal, chamou as olimpíadas de olimpíada do cocô. 

3) lula pede para brasileiros saírem do libano. 

4) EUA reconhece Gonzales, um marionete, como presidente da Venezuela. Guaidó 2

5) sobre democracia, liberdade e eleição , o fetiche venezuelano (artigo do Salem Nasser) 

posso me dizer um democrata, na minha relação com as demais pessoas, bem como nas escolhas políticas

a ideia de liberdade combinada com a responsabilidade em relação às pessoas e com relação  ao coletivo; a ideia de tolerância e solidariedade; a crença na razão para resolver as diferenças e um senso de justiça para os direitos próprios e alheios é muito importante para construir uma sociedade saudável. 


Sobre liberdade, é sobretudo autonomia, capacidade de se valer, de se prover, de se fazer. Não existe liberdade para uma pessoa que está marginalizada, abandonada à própria sorte, desprovida dos meios de 

 crescimento, sem acesso à educação, ao alimento, à saúde, à moradia, à educação… Tudo isso é extremamente necessário para ser livre, para pode agir, opinar e contribuir para a construção da sociedade.


Estes pontos, o da democracia e o da liberdade são importantes. Se queremos um espírito democrático, solidário, e onde haja liberdade de opinião e de expressão é crucial considerar as diversidade dos povos, as diferentes culturas, as relações entre os Estados, os povos, as relações que atravessam as fronteiras. Um ponto aqui é que não se pode exportar ou impor a democracia, não existe algo como exigir espírito democrático dos outros. Democracia imposta, como uma pré-condição, é , frequentemente, um mecanismo de engodo, de coerção, de manipulação do outro, para impor o teu modo autoritário e impositivo de ser, é exatamente o que faz os EUA,hoje no mundo. 


Tome , por exemplo, as opiniões que as pessoas professam nos jornais, nas conversas das famílias em torno da mesa do jantar, dos porteiros, dos amigos que se encontram na calçada ou no.bar, o que dizem sobre a eleição presidencial venezuelana?


Eu não tenho grande conhecimento direto da política e da sociedade venezuelanas. Dependo do testemunho de observações, análises, escritos, observadores, ou seja,, de outras pessoas. Há aqueles em que confio mais,por exemplo, Alfredo Jalife, David Goldman, Alistair Crook, Scott Ritter, Mersheimer e outros, Daniel Estulin, por exemplo, que tenho em alta conta em alguns assuntos, fez críticas contundentes à organização interna do governo da Venezuela, a qual conhece por dentro, mas tem um grande respeito por Hugo chaves.


As chances da vitória de Maduro ter sido legítima é, no mínimo, superior às chances de que a grande mídia e da pressão dos EUA serem legítimas, verdadeiras.


 Os venezuelanos são os responsáveis pela determinação de seu destino, importante é o fazem os venezuelanos em sua política interna,  nacional, em termos mais claros, eu prefiro uma Venezuela que se posicione claramente em favor da redistribuição do poder mundial, de maior protagonismo dos países do sul-global ou da periferia, solidários ao povo e à criação do estado palestino, de um acordo de paz na Ucrânia que não exclua  Rússia do contexto , ou seja, uma Venezuela NÃO submetida aos ditames norte-americanos, cujo presidente é um cara escolhido lá na Casa Branca, em Washington, por um deep state dos EUA 


Outras pessoas podem achar que os EUA tem de se meter na política interna da Venezuela, eu não acredito que tem esse direito, como não tinha o direito de arrasar o Iraque, com as mentiras de "armas de destruição em massa",sendo que, exatamente da mesma forma que com a Venezuela, queriam e querem meter a mão grande no petróleo, sem precisar pagar por ele. Como é que uma intervenção estrangeira, do imperialismo,  é melhor do que os defeitos ou vícios locais? E 500 mil civis iraquianos mortos, isso não conta? Os iraquianos detestam os estadunidenses, muitos povos os detestam.

Então a pergunta é, por estão tão preocupados com a "democracia venezuelana"? Ora, querem o seu petróleo, está é a realidade, o fato, o mundo real. Os EUA NUNCA se preocupa com a tua democracia, em vc ser BONZINHO se vc não tem recursos energéticos e minerais, vc pode ser tremendamente tirânico, o quanto quiser, por exemplo, a Arábia Saudita, se vc der , de mão beijada, o que eles querem. E Maduro não dá de não beijada. 

Há dois fatores que contribuem um excesso de preocupação com a Venezuela, o primeiro é a avassaladora influência da grande mídia, é algo hipnótico, subliminar, psicológico, emocional, dos meios de comunicação, dos opinadores, comentaristas etc, dizendo que "chegou a hora de denunciar a fraude", a ditadura, e dizem isso com uma imensa soberba, com um ar de superioridade, com uma forte dose de ironia.Todos os indivíduos formados na grande mídia e na opinião corrente vão OBEDECER certos slogans e lugares-comuns. Todo mundo, ou quase todo mundo defende um mínimo de cuidado e de respeito a qualquer um, mas quando vc desqualifica totalmente o outro, dentro da mentalidade maniqueísta, daí você cai na polarização, no bem x mal. As pessoas se sentem compelidas a se condoerem com os venezuelanos e nunca entendem que uns 99% de seus problemas vieram das sanções, dos bloqueios, da opressão dos EUA e do Reino Unido, dos golpes e do uso da mídia para demonizar o país, por causa de seu petróleo. Seu ouro está trancado, em Londres.

Por que vemos pessoas preocupadas com "o povo venezuelano" e que são completamente indiferentes ao massacre horrível que os EUA e Israel fazem contra o povo palestino? Em Gaza? É preciso saber quem engana e rouba os povos. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Wall Street e a 'revolução' russa

IA determina a destruição em Gaza

O 404 e a Guerra Mundial