As Duas Colunas

 A história das duas colunas* (Boaz e Jaquin, dois personagens do VT), aparece no manuscrito de Mathew Cooke.  


O texto inicia com uma prece, enumera-se as sete "Artes Liberais", (dando prioridade à geometria sagrada), a seguir, vem o conto dos filhos de Lameque (conforme o Gênesis): Jabal descobriu a geometria (vem a ser o primeiro maçom), Jubal descobriu a música, Tubalcaim descobriu a metalurgia, e Naamá descobriu a tecelagem. 


Os filhos de Lameque, sabendo que a Terra seria destruída pelo fogo ou pela enchente (Dilúvio), inscreveram todos os seus conhecimentos em "duas colunas de pedra", uma de pedra (resistente ao fogo) e outra de barro (não afundaria) 


Algumas gerações após o dilúvio, segundo uma tradição hermética, as colunas foram descobertas por Pitágoras e por Hermes Trismegisto. As sete ciências foram herdadas e transmitidas por Nimrod (líder e arquiteto da Torre de Babel) a Abraão, que as ensinou aos egípcios, inclusive Euclides (em troca, este ensinou a maçonaria aos filhos da nobreza grega). As Artes são ensinadas aos filhos de Israel, e, a partir do Templo de Salomão, seguiu para a França e para a Inglaterra. 


* são duas colunas de cobre que ficavam à frente do Templo de Salomão, o primeiro Templo em Jerusalém (outras versões referem-nas como de latão ou bronze).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Wall Street e a 'revolução' russa

Israel FORJOU o ataque do 07 de outubro

IA determina a destruição em Gaza