Neoliberais

Crescimento econômico, desemprego diminuindo, inflação controlada, renda per capita crescente, balança comercial favorável, taxa de juros baixa? Numa economia saudável, cresce o bem estar geral da população, há maior oferta de trabalho, de renda, de qualidade de vida, maior acesso a bens e serviços essenciais como educação, saúde, moradia, cultura, infraestrutura, transportes etc. POLÍTICA, estado, governo servem para isso, por isso, com isso! Numa concepção ideal, a sociedade se torna mais complexa, as pessoas mais criativas e solidárias. 


As políticas neoliberais (defendidas vorazmente após a queda da URSS), estado mínimo, superávit crescente, livre mercado, globalização etc, lembram aquela piada de médico, "a operação foi um sucesso, pena que o paciente morreu". 


É bom ter lucros crescentes sem diminuição do desemprego? Exemplo, uma empresa ineficiente (uma "estatal") tem 1000 funcionários. Após ser privatizada demitiu 900, passou a ter lucro para 100, e a sociedade passou a arcar com 900 desempregados. Concorda que se todos forem neoliberais o sistema vai desabar, ruir, será o caos social total? 


Passei a respeitar o keynesianismo, a TMM, o estado de bem estar social, a política pública, as parcerias (PPP) etc, daí, meus amigos de facebook passaram a me chamar de petista, esquerdista, blá, blá, blá. Não. Só sou SENSATO.


O mundo ideal é aquele onde o estado regula a economia sem prejudicar o mercado e o país prospera, aos poucos. Fogos de palha como Thatcher ou Reagan trazem maiores prejuízos no longo prazo, e problemas sérios a outros países.


O neoliberal convicto, cedo ou tarde vai acabar defendendo despopulação, "mercado é Deus", pobre é vagabuxdo, tem de "romper com a China", BRICS é "do mal" etc, etc.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Wall Street e a 'revolução' russa

Israel FORJOU o ataque do 07 de outubro

IA determina a destruição em Gaza