Geopolítica e guerras proxy

 O jogo que os EUA praticam é perigoso e de alto nível, por isso afirmei que a geopolítica trabalha no mundo real e o descreve com exatidão. 

Mas o que os EUA fizeram? Duas guerras "proxy", colocaram a Ucrânia para lutar contra a Rússia, guerra militar de alta intensidade, e colocaram a Europa para lutar contra a Rússia, guerra econômica. 

Nos dois casos os EUA não se envolvem diretamente no conflito e lucram uma enormidade de dinheiro, seu principal objetivo. A Lockheed (entre outras), empresa querida do Deep State, nunca ganhou tanto dinheiro, e o caro gás gringo abastece a Europa, que se desindustrializa e se fragiliza (inclusive perdendo colônias na África). 

É verdade que a Ucrânia está se esfacelando e a Europa se desmilinguindo, mas isso para os EUA é um detalhe cômico, no jogo de cartas geopolítico, ganha quem vence, quem perde paga a conta e vai varrer chão, se ainda puder andar. 

Observe-se ainda que o maior e verdadeiro adversário dos EUA, a China decresceu ou pisou no freio, e é o único jogador que os EUA não podem blefar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Wall Street e a 'revolução' russa

Israel FORJOU o ataque do 07 de outubro

IA determina a destruição em Gaza