Urakami, Nagasaki

Por que a elite escolheu Hiroshima e Nagasaki para testar a bomba atômica? Basicamente por serem as maiores comunidades católicas de um país não-ocidental e em guerra aberta contra os Aliados. Jamais fariam isso, por exemplo, com a Alemanha de Hitler.

O ataque em Hiroshima atingiu em cheio os principais hospitais, por exemplo, o Shima (a 240 metros da ponte Aioi, local inicialmente previsto), eliminando imediatamente 90% dos médicos e enfermeiros.

Já em Nagasaki, a que recebeu a maior das bombas, foi Urakami, ao norte, sede do catolicismo no Japão (século XVI),  escolhida por Henry Stimson, maçon e secretário de guerra do past grão-mestre, grau 33, Presidente Harry Truman: "Se eles não aceitam os nossos termos, que esperem uma chuva de ruína do ar, como nunca antes vista neste planeta” (Truman).

O comandante supremo das forças aliadas na Europa, Dwight Eisenhower (que sucederia Truman na presidência), declarou, à época, que os ataques eram totalmente desnecessários, o Japão já estava derrotado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Wall Street e a 'revolução' russa

Israel FORJOU o ataque do 07 de outubro

IA determina a destruição em Gaza