A VERDADEIRA EDUCAÇÃO E A OBSERVAÇÃO DOS DESEDUCADORES

A VERDADEIRA EDUCAÇÃO E A OBSERVAÇÃO DOS DESEDUCADORES
QUAIS AS PRÁTICAS MAIS BENÉFICAS E SAUDÁVEIS PARA UMA VERDADEIRA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO?
1) FAZER PROVA
Uma educação verdadeira baseia-se em metas, avaliações e méritos.
Criança avaliada com prova adquire autocrítica, capacidade de reflexão e percepção da própria capacidade de absorção de conhecimentos. Toda criança aprende com os próprios erros e sente-se segura quando avaliada.
OBSERVAÇÃO dos sapientes brucutus nacionais:
'Fazer prova "faz mal" e causa stress nos alunos'
2) DISCIPLINA EM SALA DE AULA
A disciplina, o respeito e a civilidade andam juntos com a verdadeira Educação. Manter a disciplina dos alunos é um dever básico dos professores e da direção. Disciplina evita bagunça e aprendizado nulo.
OBSERVAÇÃO dos doutores do 'eduquês' (linguagem empolada, hermética, dúbia e demagógica):
'O aluno não deve, sob nenhuma hipótese, ser forçado a ter disciplina'.
3) A TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS
O professor tem a obrigação e o dever de saber transmitir, de modo claro e definido, os conteúdos nos quais se graduou e sobre os quais vai ensinar.
OBSERVAÇÃO dos ferozes defensores do 'Construtivismo':
'Piaget disse...Piaget falou....Piaget atestou....Piaget garantiu....Piaget promulgou...Piaget outorgou...que o professor é um 'facilitador' do aprendizado. O aluno descobre tudo sozinho, por si mesmo, em seu próprio ritmo, 'se' ele achar interessante!
Observação minha: Só para lembrar, a teoria de Piaget já tem mais de um século.
4) ASSIMILAÇÃO ATRAVÉS DE MEMORIZAÇÃO
A assimilação de uma informação pode ser muito melhorada se receber incrementos e incentivos constantes (conforme afirma a neurociência). A memorização não é simples decoreba. DECOREBAS NÃO SÃO INÚTEIS, ABSOLUTAMENTE. Fórmulas, nomes, datas, enunciados, frases, resumos, sinopses etc ajudam a fixar, com eficácia, os vários e diferentes conhecimentos. Sintetizar e fixar através de palavras-chaves ajuda na memorização e esta ajuda no conhecimento. Automatizar o raciocínio auxilia o pensamento e torna-o reflexo e criativo. Os alunos podem 'disparar'!. Exemplo: O aluno que 'decorou' a tabuada ou troca o sinal (das 4 operações) automaticamente (ao transferir um número de lugar numa igualdade) está em vantagem em relação ao que conta nos dedos ou quer porque quer saber 'por que tem de trocar o sinal'. É fundamental decorar tabuada, nomes de rios, países e climas...saber que a Independência do Brasil ocorreu no início do século XIX e que Aristóteles existiu antes de Jesus Cristo... Decorar traz cognições e conexões úteis. Não há que se relativizar tudo em função de um universalismo intemporal, como pregam os estruturalistas piagetianos.
OBSERVAÇÃO dos 'facilitadores' do eixo pucusp:
'A decoreba é o próprio mal encarnado. A retenção de determinados conhecimentos só é possível para determinadas faixas etárias. A MEMORIZAÇÃO PREJUDICA A COMPREENSÃO (!?)'.
Observação minha: a memorização prejudica a compreensão de quê? Seria dos discursos da mulher mandioca?
4) LER MUITO, AINDA QUE NÃO GOSTE! A neurociência atesta exatamente isso! Ter fluência na decodificação de grafemas é fundamental para se ler bem e entender tudo, sem a menor dificuldade. Requer treino permanente e esforço. Mas quanto mais automática for a leitura, mais prazerosa poderá se tornar. Entender tudo que se lê torna a gramática simples e objetiva.
OBSERVAÇÃO dos sábios sapientes adoradores de Freire e cia:
'Antes de tudo e qualquer coisa, deve-se 'despertar o gosto do aluno pela literatura. Somente assim terá imensa fluência e prazer!'.
Observação minha:...porque és o avesso do avesso do avesso do avesso...
5) ESTUDAR MATEMÁTICA SERIAMENTE
A organização sistemática do conteúdo por parte do professor e o treino sistemático por parte do aluno: eis a chave para se saber matemática. O ensino deve ser progressivo, em etapas, muito bem pesadas e distribuídas. Avaliações e provas são imprescindíveis. NÃO É POSSÍVEL QUEIMAR ETAPAS ou acumular dúvidas conceituais básicas.A Matemática é essencial para um crescimento intelectual abrangente, qualquer que seja a área do conhecimento. É comum tratar a Matemática seriamente nos países que praticam uma verdadeira Educação, mas nos países que não cultivam (...qual...!) é um estudo improdutivo e frustrante.
OBSERVAÇÃO dos gênios do governo socialista revolucionário: O aluno aprende por 'osmose'.
O professor deve avançar no estudo, 'ir levando' para a frente, não se detendo, de maneira a garantir a 'liberdade' do aluno. O professor não deve se amarrar a um conteúdo progressista rigoroso.
6) RECONHECER E PREMIAR OS MELHORES, SEJA ESCOLA, SEJA DIRETOR, SEJA PROFESSOR, SEJA ALUNO Boas escolas tem professores sérios e motivados. Boas escolas (existem umas poucas assim também, no ensino público básico) tratam alunos diferentes de modo diferente. Os ótimos alunos são rigorosamente reconhecidos e motivados. A meritocracia é um fundamento básico. Toda escola pública básica deve contratar e incentivar com base no mérito e PRIVILEGIAR SEMPRE o ENSINO.
OBSERVAÇÃO dos radicais defensores do 'universo do aluno': Os alunos devem ser todos, idealmente, e para sempre, IGUAIS. O igualitarismo é o paraíso perdido de Shangri-Lá. Toda escola pública básica deveria contratar com base no SINDICATO e PRIVILEGIAR os INTERESSES DE CLASSE.
Observação minha: O ótimo aluno, aquele que se destaca, estará sempre sujeito a ser 'taxado' de nerd, cdf, burguês, homofóbico, opressor etc.
7) AUTONOMIA
Autonomia para os diretores. Liberdade para contratar, demitir e exigir disciplina na escola. Autonomia para atrair os melhores cérebros e avançar mais rapidamente
OBSERVAÇÃO dos mequianos de carteirinha: Continuar a seguir o velho e seguro modelo soviético centralizador.

CONCLUSÃO
Nos itens numerados acima leia-se: A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI.
Onde está 'OBSERVAÇÃO' leia-se a EDUCAÇÃO COMO É NO BRASIL HOJE.

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