Comecem os jogos

Grandes vitoriosos das eleições municipais: o PSDB, o Centrão e o TSE, rs. JB tem, supostamente, o apoio do ''centrão". "Direita bolsonarista" perdeu feio. O recente conservadorismo, se nos atermos àquele ligado a Olavo de Carvalho, sai vitorioso (o professor vive exortando seus seguidores a NÃO buscarem a carreira política). Os youtubers de direita saem perdendo. Moro, Felipe Neto, Huck etc, não perderam nada, decerto, oportunistas não tem nada a perder. 

E São Paulo? Covas tem mais chances, mais moderado, tem a máquina consigo, narrativa mais estereotipada, "correta", generalizante. Boulos, arauto da esquerda "renovada", soube explorar as redes sociais, assim ampliou sua base eleitoral, contudo NÃO atinge as classes mais baixas, nas periferias, repletas de evangélicos, de gente sofrida, cujo propósito na vida não é exatamente prover quadros do MST, MTST, sindicatos etc, em suma, gente para quem agenda progressista é conversa de ET. Boulos tem o voto universitário, dos jovens.  Duvido que cresça muito mais, falar no "povo" e criticar a "elite" (da qual ele faz parte) não será suficiente. "Tomar toda a cidade de São Paulo", como tem dito, pode ser um tiro no pé, bom, logo veremos. 

Grande perdedor das eleições foi o PT, maioria dos petistas votou em outras legendas, evidentemente, de esquerda. O nordeste foi a região onde JB não se saiu tão mal. Muito eleitor não votou.

Comentários

  1. Aqui houve o mesmo apagão da justiça, muito estranho. Comtinuo querendo o Aliança devido ao coeficiente eleitoral. A Paula Marisa perdeu por causa do coeficiente. Enquanto não houver a reforma política e sem partido corremos o risco de não elegermos nem mesmo o Bolsonaro. Quanto ao Olavo ele tem razão quando aponta para um processo mais lento de formação intelectual. Quanto aos Youtubers quatro dos que acompanho se candidataram. Outros nem motam no Brasil , como os três que sigo...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Wall Street e a 'revolução' russa

Israel FORJOU o ataque do 07 de outubro

IA determina a destruição em Gaza